Atrativos de Piratuba

Casa Colonial

A Casa Colonial de Piratuba é o local onde o turista encontra todos os produtos que saem direto da propriedade rural até o consumidor.

As pequenas agroindústrias instaladas no município produzem alimentos de qualidade, que atendem todos os quesitos exigidos pela Vigilância Sanitária.

Bolachas, bolos, frutas, legumes, bebidas e uma variada linha de artesanato também são encontradas.

Casa da Cultura

Outro atrativo de Piratuba é a Casa da Cultura, que recebe visitas de turistas por funcionar em um prédio que é a réplica do Clube União.

Este clube foi o local dos principais eventos sociais, culturais e políticos de Piratuba antigamente. Foi palco inclusive, da cerimônia de emancipação do município no dia 18/02/1949. Uma viagem ao passado pode ser realizada através de um acervo fotográfico disponibilizado pela diretoria do Clube.

Atualmente o local atende crianças, jovens e adultos que fazem aulas de música. O salão também é utilizado pelos piratubenses para aulas de pintura e artesanato. Ensaios da Banda Municipal e de grupos de danças locais, também acontecem no Clube.

Casa da Memória

Localizada no Centro Histórico de Piratuba, a Casa da Memória guarda a história do município.

Aberta para visitas, o local mostra o passado através dos objetos antigos, móveis e fotografias, além do próprio imóvel que é um dos primeiros de Piratuba.

Todos os cômodos são mobiliados com peças da casa e outras doadas pela comunidade.

Feira de Artesanato

A cada 15 dias os artesãos de Piratuba fazem exposição e comercialização dos produtos. Com barraquinhas organizadas, a Feira acontece na Rua 13 de Março, entre os hotéis, na entrada do Parque Termal.

A variedade de produtos é grande e chama a atenção dos visitantes e também dos piratubenses. Nas barraquinhas é possível encontrar artesanatos feitos em madeira, PVC, palha e tecidos. Brinquedos, artigos para a casa, decoração, réplicas, placas, panos de prato, lembrancinhas de Piratuba, presentes, entre muitos outros. Bolachas e biscoitos produzidos artesanalmente também fazem parte das exposições.

Parque de Lazer Aventura

Com uma ampla estrutura montada a dois quilômetros da Companhia Hidromineral de Piratuba, o Parque é o lugar para quem procura aventura e lazer em meio à natureza.

O empreendimento fica no Acesso Sul e no local o visitante encontra cinco açudes para a pesca, trilha ecológica, campo de paintball e uma tirolesa dupla, com 500 metros de descida na primeira etapa, e mais 200 na segunda.

O Parque também conta com lanchonete que oferece petiscos, lanches e bebidas.

Parque Três Pinheiros

O Empreendimento está localizado a cinco quilômetros do centro de Piratuba, na SC 303, comunidade de Linha Serraria. No Parque o turista encontra mais de 120 animais exóticos para a visitação. Além de apreciar, as crianças podem fazer passeios de Pônei.

No local o turista também encontra o Mini Mundo com miniaturas de engenhos, moinhos, serrarias e ferrarias. Tudo em movimento, através de uma roda d`água.

O Parque também expõe e comercializa produtos artesanais. Miniaturas em madeira, pedras semipreciosas, artigos em couro, 20 tipos de licores, vinhos, cachaça, e vinagre colonial. No próprio local o visitante pode conhecer o alambique, onde a cachaça é produzida.

Passeio com as Jardineiras

A diversão é garantida quando os turistas embarcam nos ônibus, conhecidas como "jardineiras", que levam os visitantes pela cidade, sempre com a companhia dos guias que vão informando os passageiros durante o trajeto, sobre cada ponto turístico. As "jardineiras" passam pela Casa da Memória, Casa da Cultura, Chafariz da Avenida, Igreja Católica, Estação Ferroviária, entre outros. O passeio também segue até a cidade vizinha de Ipira, onde os turistas conhecem uma fábrica de bolachas, uma fábrica de pantufas e uma Cascata, a Cascata da Usina.

Os turistas também têm a opção de passear pela Rota do Engenho. Neste, as "jardineiras" passam pelo Parque Ecológico Três Pinheiros, onde o visitante encontra animais exóticos e inúmeros produtos artesanais. No caminho o turista ainda conhece o Hotel Fazenda do Engenho, que disponibiliza trilhas ecológicas, passeios a cavalo e quadras esportivas, açudes e diversos brinquedos para crianças e adultos.


Os agendamentos são feitos nos Hotéis.

Passeio de Maria Fumaça

Com uma locomotiva à vapor, é possível reviver a história de Piratuba sobre os trilhos. O passeio de Maria Fumaça é realizado semanalmente até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos e os turistas têm o privilégio de desfrutar de uma viagem tranquila, apreciando a natureza às margens do Rio do Peixe, na estrada de ferro construída em 1910. O passeio é acompanhado por guias, que durante o trajeto contam a história da Ferrovia e Guerra do Contestado.

Na Estação é possível conhecer antiguidades utilizadas pelos ferroviários, ferramentas da construção da ferrovia, maquetes e outros objetos da época em que a Maria Fumaça era o principal meio de locomoção de passageiros e de cargas.

Termas de Piratuba

O Parque Termal:

A Companhia Hidromineral, carro chefe do turismo de Piratuba, dispõe de uma estrutura ampla e moderna, que atende crianças, jovens, adultos e idosos.

Com piscinas abertas, cobertas e chuveirinhos ao ar livre, banheiras de hidromassagem, duchas e rampas de deslizamento, o Parque Termal se habilita a receber turistas em qualquer época do ano e o lazer é garantido para pessoas de qualquer idade.

As áreas de camping também estão disponíveis para os visitantes. Além do lazer nas águas termais, os turistas podem curtir a natureza exuberante da cidade.

A água Termal:

A água termal de Piratuba jorra do poço, que tem 674 metros de profundidade e abastece as piscinas diariamente. A água sobe com força natural. A temperatura, também natural, de cerca de 38º em qualquer estação do ano. A água é sulfurosa e possui propriedades terapêuticas, o que proporciona um banho agradável e relaxante.

Usina Hidrelétrica Machadinho

Outro atrativo de Piratuba é a Usina Hidrelétrica de Machadinho. É a maior Usina de Santa Catarina com uma capacidade instalada de 1.140MW, e está a 18 km do município.

Um programa de visitas do Consórcio Machadinho, disponibiliza passeios diários até o empreendimento. O turista é transportado até a Usina e conhece os túneis de condução, comportas, linhas de transmissão de energia, túneis de desvio e transformadores. Tudo com acompanhamento de guias treinados.